Nos meses de fevereiro e março de 2011 a Creche Terezinha Parente foi palco de um projeto ímpar
Pintando com Gustavo Rosa
Fotos e breve relato da experiência
Releitura da obra "Cachorro" feita
pelas crianças do Infantil III A - Responsáveis: Elisângela Tavares e Leila Alves
Releitura da obra "Gato" feita pelas crianças do Infantil III B
Responsáveis: Ila Andrade e Terezinha Gabriel
Releitura da obra "Gato" feita pelas crianças do Infantil III B
Responsáveis: Ila Andrade e Terezinha Gabriel
Produção de texto a partir da obra "Palhaço" feita pelas crianças do Infantil III A - A professora Elisângela Tavares foi a escriba.
Desenho com carvão no papel de embrulho
Exposição - Famílias apreciando
Exposição
deleite e conhecimento
O desenvolvimento deste projeto foi bastante prazeroso para todos da Creche Terezinha Parente. As crianças se mostraram muito envolvidas, apreciaram as obras e fizeram releitura de algumas, escolhidas por elas e pelas profissionais de sala. Desmontamos a brinquedoteca e montamos no espaço o “Ateliê pequenos artistas” onde diariamente, as crianças visitavam para apreciar as obras de Gustavo Rosa e fazer as suas. Fizeram pinturas usando diversas técnicas e materiais, releituras das obras, produção de texto a partir das obras do pintor. Os profissionais da creche também tiveram oportunidade de apreciar e conhecer o estilo, um pouco da vida e algumas obras deste renomado artista brasileiro. Houve como culminância uma exposição bastante apreciada pelas famílias. Foram dias singulares de fruição, descobertas e expressão que ficaram marcados em nós, nas crianças e suas famílias. Deste projeto nasceu o desejo de conhecer mais artistas e obras. Assim, para o ano letivo de 2011 programamos um encontro a cada mês com um artista diferente e o ateliê virou a “Sala das artes”.
O projeto
CRECHE TEREZINHA PARENTE
PROJETO: “PINTANDO COM GUSTAVO ROSA”
Duração: 7/02 a 18/03
Temas relacionados: arte, criatividade, releitura de obras, descobertas, socialização, interação.
Turmas atendidas: todas
Elaboração: Elisângela Tavares, Elisane Tavares, Ila Andrade, Leila Alves, Nely Freitas, Raimunda Ferreira, Terezinha Gabriel, Kátia Florenço e Silvana Sabino
JUSTIFICATIVA
A educação infantil é um espaço privilegiado para desenvolver a sensibilidade e na relação com a arte a criança desenvolve além da sensibilidade, as noções de espaço, do outro e de si própria, pois o fazer artístico estimula o desenvolvimento de um olhar aguçado que exercita a autonomia e a vida sócio-cultural. No encontro com o mundo da arte outras possibilidades se abrem e as crianças como sujeitos sociais e culturais todas as suas experiências interferem em suas ações e nos significados que atribuem às pessoas, aos objetos e às relações. Dessa forma, entendemos que a arte é essencial na constituição do sujeito, como realmente um processo de humanização, uma vez que se constitui em um momento que permite o encontro: o encontro entre o criador e a criação, criança e objeto, emoções e sensações, encontro e convivência com o outro. É um meio de criar oportunidades para que a criança possa escolher, pensar, desenhar, pintar, colar, recortar, esculpir, montar, sentir, descobrir e narrar diferentes histórias que revelam seu universo infantil.
Segundo a Proposta Pedagógica de Educação Infantil do município de Fortaleza, “... a arte contribui significativamente com a forma através da qual cada criança percebe, atua e compreende o mundo. Através da arte, a criança registra seu mundo de fantasia transmitindo sua ânsia de viver, crescer e integrar-se ao meio. Além disto, a riqueza da expressividade infantil é um recurso fundamental para a construção de outras funções cognitivas da criança.” Por outro lado, os documentos oficiais preconizam que devemos ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira garantindo às crianças experiências que ”promovam o seu relacionamento com diversificadas manifestações das artes plásticas e favoreçam a imersão delas nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão, entre eles o plástico”(DCNEI,2001)
Baseadas nessas orientações, propusemos para os meses de fevereiro e março de dois mil e onze, na Creche Terezinha Parente um encontro com a arte do pintor brasileiro Gustavo Rosa, no intuito de que nossos meninos e meninas atendidos tenham a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e fazer descobertas acerca da vida e estilo deste renomado artista. E, assim, possam através da arte, se expressar revelando toda a sua sensibilidade e compreensão do mundo que os cerca. Este projeto se constitui também num meio bastante favorável de aprendizado significativo para os educadores, pois através das pesquisas e das interações na mediação com as crianças poderão ampliar suas experiências relacionadas ao assunto.
OBJETIVO GERAL
Ampliar o conhecimento do mundo entrando em contato com a expressão artística do pintor brasileiro Gustavo Rosa em momentos de apreciação e produção da expressividade e desenvolvimento da sensibilidade.
ÁREAS DO CONHECIMENTO
ARTES VISUAIS | ||
Objetivos | Conteúdos | Orientações didáticas |
-Produzir desenhos e pinturas para expressar-se livremente; -Observar e apreciar réplicas de telas pintadas por Gustavo Rosa; -Conhecer um pouco da vida e obra de Gustavo Rosa; -Observar, analisar e expor comentários acerca do estilo do artista apresentado. | -Desenho; -Pintura; -Vida e obra de Gustavo Rosa; -Análise de obras de arte; -Releitura de obras de arte; | Permitir que as crianças se expressem livremente através de desenhos e pinturas oferecendo-lhes diferentes materiais: papel ofício, reciclado, de seda veludo, madeira, cartolina comum, dupla face, duplex, jornal bem como pinceis,canetas hidrocor, lápis preto e de cor, giz de cera, carvão, tinta guache, cola colorida, tinta dimensional, à dedo, tintas naturais, crepom e além disso propor momentos em que as crianças possam desenhar na areia usando palitos de picolé, de churrasco e os próprios dedos e as mãos. Apreciar as obras de arte do artista apresentado e a partir delas fazer a releitura através de pinturas, colagens. |
CIÊNCIAS | ||
Objetivos | Conteúdos | Orientações didáticas |
-Manusear diferentes materiais explorando suas características, propriedades e possibilidades de transformação; -Formular e expressar suas questões sobre os fatos observados em qualquer tipo de linguagem; -Cuidar do próprio corpo e do corpo dos outros, principalmente olhos, nariz, boca e pele ao manusear o material; -Conhecer o próprio corpo, identificando as partes e reconhecendo a necessidade de higiene diária. | -Manuseio de tintas, pinceis, papeis; -Mistura de cores; -Fenômenos naturais; -Cuidados com o corpo; -Identificação das partes do corpo; -Higiene corporal | Permitir às crianças o manuseio de diferentes materiais, observando-os e explorando suas características. Possibilitar a exploração das tintas, a consistência, temperatura, misturar as cores e ver o resultado, observar o que mistura e formular hipóteses de como fazer, como tirar a cor do papel crepom, misturar tinta com água, confeccionar junto com elas garrafinhas coloridas. Permitir que as crianças observem os fenômenos naturais desta época: chuvas e trovões e que expressem suas hipóteses sobre eles através da fala , do desenho e da pintura. Propor diariamente os cuidados com o corpo nas ações cotidianas de lavar as mãos, tomar banho, limpar o nariz e intensificar nos dias “D” da higiene pessoal com o corte de unhas, limpeza de ouvidos e operação pente fino. |
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA | ||
Objetivos | Conteúdos | Orientações didáticas |
-Comunicar-se utilizando palavras e frases conhecidas; -Compreender as intenções e mensagens que outras crianças e adultos lhe comunicam (pedidos, comandos, perguntas e informações breves); -Produzir oralmente textos com destino escrito; -Ler, interpretar e produzir imagens como uma forma de comunicação. | -Expressão oral; -Mensagens orais; -Produção textual; -Leitura e interpretação de imagens. | Intensificar os diálogos nas rodas de conversa, instigando as crianças a falar, relatar fatos do cotidiano, da convivência familiar, do que vêem no caminho de ida e volta à creche. Articular bem as palavras ao falar evitando os diminutivos e tratando as crianças pelo nome próprio, evitando tratá-las por bebê, neném. Dizer sempre o nome das educadoras para substituir gradativamente “tia” e para que as crianças percebam que todos têm nome. Proporcionar momentos em que as crianças possam dar recados em outras salas e na coordenação. Elaborar textos sobre ações cotidianas: o banho de sol, o lanche, o almoço, a brincadeira, ditado pelas crianças e escrito pela professora. Depois expor na sala e ler para eles. Propor a leitura das imagens das telas dos pintores apresentados, expressando suas hipóteses oralmente e através de textos, desenhos e pinturas. |
MATEMÁTICA | ||
Objetivos | Conteúdos | Orientações didáticas |
-Participar em situações de exploração de noções matemáticas como contagem, relações espaciais e temporais; -Estabelecer relações entre os objetos significativos de seu ambiente, descobrindo suas características, comparando-os e classificando-os. | -Contagem; -Relações espaciais: perto/longe, em cima/embaixo, na frente/atrás. -Relações temporais: de dia/de noite, hoje/amanhã, agora/depois; -Comparação; -Classificação. | Promover brincadeiras e jogos em que a s crianças possam contar os colegas, os objetos, as peças de um jogo e o próprio corpo sempre de maneira lúdica. Utilizar-se das brincadeiras também para explorar ludicamente as relações espaciais sempre com um referencial: perto ou longe do balanço, da mesa, da sala e temporais: agora estamos brincando, depois vamos tomar banho. Propiciar através do uso dos blocos de encaixe, tangran, blocos lógicos, tampinhas, boliches, cilindros e caixas coloridas a comparação desses objetos, bem como a classificação por atributos como cor, tamanho, forma, espessura, envolvendo as crianças em atividades prazerosas e significativas. |
CULMINÂNCIA: Exposição das produções artísticas das crianças aberta às famílias e comunidade.
AVALIAÇÂO: Observar o envolvimento e a participação das crianças nas atividades propostas e fazer registros escritos e fotográficos. Acompanhar e registrar a evolução das crianças nos aspectos psicomotor, cognitivo, afetivo e linguístico.
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